(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
27Set

Como a liberação do uso de agrotóxicos impacta seu negócio

Ultimamente a polêmica do Projeto de Lei 6.299/02, conhecida como a “PL do Veneno” ganhou proporções internacionais.

Ultimamente a polêmica do Projeto de Lei 6.299/02, conhecida como a “PL do Veneno” ganhou proporções internacionais. Isso porque agrotóxicos como o glifosato e outros conhecidos pesticidas agrícolas foram aprovados para uso na agricultura em nosso país, apesar de proibidos há décadas em diversos países da Europa e EUA.

 

O Brasil, que já é o maior consumidor de pesticidas no mundo, também ignora, assim, recomendações de organizações internacionais, como a OPAS (Organização Panamericana de Saúde), Organização dos Estados Unidos (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras. Em reunião recente ocorrida em Brasília, essas instituições atribuíram ao uso de pesticidas agressivos a morte de 193 mil pessoas ao ano.

 

Além dos evidentes riscos à saúde humana, esses produtos ainda contaminam o solo e até mesmo os lençóis freáticos, prejudicando ainda mais nossa saúde, já que, além dos produtos agrícolas, consumimos também água contaminada por estes produtos.

 

Sendo assim, é importante repensar a compra de insumos e, sempre que possível, optar por hortifrúti orgânicos. Com a crescente divulgação dos malefícios ocasionados pelos agrotóxicos, é esperado que os consumidores finais se tornem cada vez mais exigentes e optem por escolhas mais saudáveis. Não é à toa que muitos restaurantes de comida vegana, vegetariana e natural tem se popularizado nos últimos anos.

 

Até mesmo alguns órgãos de distribuição de alimentos, como o CEASA, oferecem feiras regulares onde é possível comprar orgânicos diretamente dos produtores. Já nas cidades, há feiras regulares onde é possível encontrar esses produtos e até nos supermercados já há alguma oferta de orgânicos. Entretanto, estes alimentos ainda não são acessíveis a muitos consumidores, já que custam mais caro que suas versões não-orgânicas. Além disso, a durabilidade deles tende a ser menor, já que o uso de alguns tipos de pesticidas também prolonga a vida desses itens nas prateleiras dos supermercados, evitando perdas.

 

Alguns vídeos divulgados na internet sugerem que é possível eliminar até 80% dos agrotóxicos dos alimentos utilizando substâncias como iodo e bicarbonato de sódio. Entretanto, não há comprovação científica de que isso seja verdade. Até porque, vamos combinar que se fosse tão simples, não haveria tamanha preocupação com relação ao uso de agrotóxicos, não é mesmo?

 

Este cenário tem levado alguns chefs a optarem pela troca de fornecedores. Enquanto alguns passaram a comprar de pequenos produtores de orgânicos, outros preferiram criar suas próprias hortas, de onde tiram insumos com o máximo de qualidade e frescor para seus pratos. Isso porque até mesmo as sementes compradas em saquinhos em lojas agrícolas e alguns supermercados, já são tratadas com pesticidas.

 

Por isso, a tendência é que cada vez mais as pessoas se tornem conscientes do impacto que suas escolhas alimentares possuem sobre o meio ambiente e sobre sua própria saúde. Cabe aos estabelecimentos de food service buscarem adaptações para garantir a satisfação de uma clientela cada vez mais exigente.

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.