(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
2Mai

Panelas: de que material escolher?

Conheça os diferentes materiais de panelas, seus usos e quais evitar.

Panelas: de que material escolher?

Um item de primeira necessidade em qualquer cozinha profissional são, obviamente, as panelas,não importando de qual ramo a cozinha seja! As panelas para cozinha industrial devem ser resistentes e ter um bom custo benefício.

Mas escolher quais as panelas deverão ser compradas para sua cozinha vai muito além de preço ou durabilidade. Para cada tipo de alimento que será preparado, existe uma panela adequada. A panela errada pode alterar o sabor da comida, não importa o quanto os ingredientes sejam bons.

Principais materiais

  • Antiaderentes: são as panelas mais controversas do mercado pois são produzidas com ácido perfluorooctanóico (PFOA) e o politetrafluoretileno (PTFE) que liberam toxinas quando expostos a altas temperaturas. Por isso, se houver um único risco em sua superfície, ela deverá ser descartada.
  • Alumínio: A panela de alumínio, apesar de barata, não é muito higiênica, pois, com o uso, formam poros que dificultam a limpeza. Por conta disso, deve ser evitada, afim de se previnir possíveis contaminações. Além disso, o alumínio pode deixar resíduos na comida, alterando seu sabor.
  • Barro: As panelas de barro costumam serem escolhidas para preparo de pratos mais rústicos, como feijoadas, moquecas, molhos e outros. Elas, inclusive, ajudam a acentuar o sabor desses alimentos, pois cozinham mais lentamente. No entanto, alimentos que levam pouco líquido podem acabar ressecando nessas panelas. Apesar do charme que trazem consigo, o barro é extremamente poroso e, por isso, não é muito higiênico. Para evitar problemas, as panelas devem ser sempre novas e muito bem lavadas. 
  • Pedra-sabão: tem as mesmas indicações do barro. E, assim como o barro, é também muito porosa e necessita de cuidados especiais de limpeza, para evitar contaminação na comida.
  • Cobre: As panelas de cobre são excelente opção para o cozimento de doces, pois preservam as características desse tipo de alimento. No entanto, não devem ser usadas para alimentos ácidos - como tomate ou limão, por exemplo - que podem oxidar o cobre. O sal também é prejudicial a esse material.
  • Inox: Ao contrário do cobre, as panelas de aço inox não oxidam (como o próprio nome diz: inoxidável). São também muito resistentes e com distribuição de calor uniforme. No entanto, podem soltar níquel (metal extremamente tóxico) na comida, o que pode afetar a todos, mas em especial pessoas alérgicas.
  • Ferro: Assim como outras panelas de metal, o ferro pode se desprender na comida. Mas, nesse caso, é algo positivo pois o ferro é importante aliado no combate à anemia. No entanto, é um material de difícil manutenção, pois se não for muito bem cuidado, pode enferrujar. 
  • Cerâmica: Possuem um custo mais alto que as demais, mas são muito duráveis e mais fáceis de lavar. Além disso são antiaderentes e conservam bem o calor. Na hora da compra, observe se elas receberam uma certificação de que não foram utilizados materiais tóxicos em sua fabricação pois algumas podem levar tinta à base de chumbo em sua composição.
  • Vidro: As panelas de vidro não possuem nenhum tipo de contraindicação. São fáceis de limpar e não soltam resíduos na comida. No entanto, assim como as panelas de cerâmica, são mais caras que as comuns. São também mais frágeis, precisando de muito cuidado para não trincarem.

 

Aqui na Bom Peso, contamos com diversas linhas de panelas da melhor qualidade, seja qual o material que você optar por usar em sua cozinha. Se ainda estiver na dúvida, venha conhecer nossos produtos e conversar com um de nossos vendedores. Eles estão aptos a te ajudar na melhor escolha!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.