(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
26Jul

Como escolher os pratos do seu restaurante?

Como a primeira impressão é a que fica, este pequeno detalhe pode fazer toda diferença na hora de atrair e fidelizar seus clientes.

Os pratos e louças são provavelmente os itens mais essenciais de um restaurante. Contudo, quem nunca ficou embasbacado com uma apresentação especial ou um empratamento diferentão em algum restaurante? Como a primeira impressão é a que fica, este pequeno detalhe pode fazer toda diferença na hora de atrair e fidelizar seus clientes.

 

Por isso, hoje damos dicas de como escolher os pratos para cada tipo de cardápio. Pra começar, nem todo prato precisa ser, de fato, um prato tradicional, de louça. Claro que existe aquele velho padrão de pratos brancos em restaurantes, mas será que não dá pra usar outras opções pra tornar suas criações gastronômicas mais atrativas? Ao redor do mundo, muitos chefs renomados utilizam itens inusitados no lugar dos pratos de louça: troncos de árvores cortados em lâminas finas (e claro, tratados e devidamente higienizados para serem utilizados com essa finalidade), pedras como ardósia e mármore, placas de sal (como a do Himalaia, por exemplo), bowls rústicos, peças de cerâmica e até vasos de plantas, taças e copos podem entrar na brincadeira. A ideia é compor uma atmosfera que ajude a complementar um menu especial. É comum fora do Brasil, por exemplo, que restaurantes japoneses utilizem um grande recipiente com gelo, sobre o qual são dispostos peixe cru e outras delícias que devam ser conservadas a baixas temperaturas, aumentando a sensação de frescor do prato. Na culinária oriental, won-tons podem ser servidos em bowls caso sejam acompanhados de caldos ou molhos ou ainda em tradicionais panelinhas de bambu, que são utilizadas para cozinhar esses bolinhos orientais no vapor.

 

Mas como escolher o item certo para cada prato do menu?

 

Se você vai servir um prato salgado ou doce que tenha calda, molho ou que seja líquido, como uma sopa, por exemplo, o mais indicado é que seja servido num prato fundo, taça, bowl ou até um copo charmoso. Apenas evite itens em metal, por exemplo, que esquentam demais e podem provocar queimaduras. O mesmo vale para chapas em ferro e metais em geral, na hora de servir um prato gratinado, por exemplo. Neste caso, o ideial é que a chapa ou prato recém tirado do forno acompanhe um prato extra para servir o freguês, evitando queimaduras.

 

Outra característica que pode ser explorada é o contraste de cores entre os ingredientes servidos e a cor da louça utilizada. Por exemplo, uma canjica pode ser servida em pratos de cores fortes como preto, vermelho ou azul, pois a cor branca do doce contrasta bem com a cor destacada da louça. Peixes cozidos podem ser servidos sobre pequenas placas de ardósia, sobre telhas e outros itens inusitados que funcionam como pratos.

 

Um terceiro cuidado que se deve ter é o bom-senso: de nada adianta a apresentação ficar linda se o prato escolhido dificultar a vida do cliente ao consumí-lo. Por exemplo: ter que cortar uma carne num bowl não é confortável e pode até provocar acidentes. Sendo assim, não exagere e tenha sempre em mente que a apresentação também deve facilitar a vida dos fregueses.

 

Se você por alguma razão for servir refeições em recipientes descartáveis, saiba que já existem alternativas super bacanas aos tradicionais pratos plásticos, como bowls, talheres, espetos e pratinhos em bambu. Apesar de descartáveis, eles são mais sustentáveis e dão um toque descolado e mais informal ao seu menu.

 

Na Bom Peso, você encontra uma infinidade de opções para preparar e servir suas refeições: travessas e pratos em cerâmica, inox, ágata, vidro, cobre, ferro, diversas opções de louças, além de profissionais especializados para te indicar as melhores opções. Venha se inspirar aqui!

 

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.